Você considera importante que o acadêmico de medicina participe de atividades lúdicas? Acredita que isso tenha sua relevância no contexto acadêmico? As tecnologias não vão substituir a necessidade de ter uma boa capacidade de interlocução e relacionamento interpessoal e nem uma boa rede de network. Isso é um fato. Participar dos grupos das atléticas da faculdade, além de ser muito bom para sua saúde física e mental, vai te fazer conhecer muitas pessoas de vários períodos dentro da sua faculdade.
Além disso, o bom relacionamento com essas pessoas pode abrir muitas portas pra você. Hoje, me arrependo muito de não ter me envolvido com esses grupos durante a minha graduação. Acabei deixando de me relacionar com pessoas muito boas e que poderiam me abrir portas e dar dicas do que fazer e não fazer quando formar. Essa é, sem dúvidas, uma experiência que muito pode acrescentar na sua carreira acadêmica, uma vez que te permite aprimorar suas habilidades sociais, além de te oferecer uma opção de entretenimento acessível por fazer parte da sua faculdade.
Ser bem articulado e saber lidar com pessoas é uma característica fundamental nessa nova configuração do mundo e esses grupos vão te proporcionar muuuuuitas experiências interpessoais. Se você é uma pessoa tímida, mais reservada, que tem dificuldade de expor suas ideias e de se relacionar com pessoas novas, se force a sociabilizar, entre em algum grupo desses na sua faculdade e faça novos amigos e atividades que, além de te descansar, te farão uma pessoa mais preparada pra enfrentar o mundo. É claro que não há só essa forma de melhorar sua capacidade de comunicação e gerar network.
Eu não consegui participar desses grupos durante a graduação e não acho que saí prejudicado nesses aspectos por ter me engajado em outras vertentes, mas é uma opção e que muita gente pode optar por ela. Escolha então o grupo que faça mais sentido pra você. Veja quais são suas principais dificuldades e lute para superá-las. É muito importante que você não se envolva apenas com o mundo da medicina, como é a regra atualmente. Procure investir em atividades que estimulem sua criatividade e sensibilidade, o que vai em muito contribuir para sua saúde mental e consequentemente aprimorar sua conduta como profissional da saúde.
Se você ainda não pratica nada nesse sentido dentro da sua faculdade, ainda está em tempo. Mas se já participa, conta aqui pra gente sobre essa experiência enriquecedora e como ela tem te ajudado a desenvolver novas habilidades.