Você sabia que é possível participar da produção científica sem estar vinculado a uma bolsa de iniciação científica? A iniciação científica é uma modalidade de popularização da ciência que tem como objetivo, como o próprio nome diz, ser contato inicial de acadêmicos e o meio de produção científica.
A participação neste tipo de atividade é regulamentada pelas instituições de ensino que ofertam o edital do programa e pelos órgãos de fomento e financiamento à pesquisa como o CNPq, que é federal, e outras agências estaduais como a FAPESP, a FAPEMIG, e a FAPERJ. Nesses programas, o aluno tem a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas à produção de ciência vinculados a um orientador, que pode estar ou não vinculado a um laboratório, e para isso o aluno recebe uma bolsa.
O grande problema dos alunos de medicina é que nem sempre existem muitas oportunidades para a realização destes programas dentro das faculdades de medicina, pois o número de bolsas e a quantidade de projetos de pesquisa é variável entre as instituições.
Os programas de iniciação científica voluntária permitem a realização de uma iniciação científica nos mesmos moldes que um programa convencional, porém com a única diferença que é a ausência de bolsa. Existem faculdades que permitem a participação de alunos de fora da própria faculdade nestes programas voluntários, criando oportunidades para alunos de instituições em que a iniciação científica é mais escassa. Alguns professores realizam publicações de maneira independente de programas de iniciação científica e ,portanto, constituem uma excelente oportunidade para que um acadêmico possa participar do processo de produções científica, basta que o aluno procure os professores mais abertos para este tipo de parceria.
Outra possibilidade de parceria com professores é através de trabalhos produzidos pelo acadêmico durante o andamento normal do curso. Acontece que muitas vezes o aluno de medicina tem que escrever trabalhos durante o curso que correspondem quase totalmente a modelos de artigo científico como relatos de caso, séries de caso e revisões narrativas.
Algumas faculdades, inclusive, instituem a realização de um TCC que quase sempre pode ser aproveitado para a publicação em uma revista científica. Então uma boa opção é aproveitar o trabalho já realizado e convidar o professor orientador para transformar o trabalho em um artigo e o submeter a uma revista científica.