Não é segredo pra ninguém que fazer pesquisa no Brasil é algo muito difícil e que não há financiamento, mas isso não exclui a importância dela para a humanidade. A pesquisa é uma ferramenta extremamente importante para consolidar na prática vários conceitos teóricos passados nas aulas da faculdade, é ir além dos livros. Com a pesquisa podemos criar e aprimorar o conhecimento, descobrindo coisas novas.
Por ser tão diversa, a pesquisa vai desde experimentos moleculares, com testes de fármacos, genéticos e de outras substâncias microscópicas, até testes com humanos que também podem variar, indo desde testes longitudinais que podem durar décadas, até testes de novas técnicas cirúrgicas. Estar engajado e ser realmente ativo na pesquisa é o que fará diferença na sua vida e que abrirá portas quando você sair da faculdade.
Em um hospital cheio de softwares de diagnóstico com inteligência artificial, o papel do médico nesse cenário será certificar a tarefa das máquinas, se algo der errado no fluxo, deve-se pensar em alguma solução rápida para solucionar o problema. Um perfil de cientista vai te ajudar a se virar muito bem nesse novo cenário!
Atualmente o mercado valoriza pessoas que são criativas, que conseguem se adaptar a mudanças rápidas e validar soluções para problemas reais. Todas essas características são estimuladas com a pesquisa.
Já fez alguma pesquisa que mudou o seu modo de enxergar a medicina ? Deixe um comentário sobre sua experiencia durante esse processo.